RSS

Shinonome Yuuko (Novel) – Prólogo

*********************

Ela é… Muito nova para ser uma mulher, mas não tem a ingenuidade de uma menina.

Nishizono Yūko

<Romiemarigana’s Expanding World>

***

Toda quarta e sexta-feira.

Logo depois da escola até o toque às cinco e meia. Isso é quando eu estou de plantão.

Não há muito a fazer, e eu passo a maior parte do meu tempo atordoado atrás do balcão.

Quando abordado pelos alunos, eu só preciso apontar o código de barras na parte inferior do livro para o scanner, e repetir com cartão de biblioteca. É um processo que irá salvar automaticamente os registros do aluno, juntamente com a identificação do livro emprestado no computador. Uma tarefa fácil, tendo não mais do que dez segundos do meu tempo.

Tudo o que resta é entregar o livro para o aluno e informá-lo da data de vencimento.

— O livro é para ser devolvido na próxima sexta-feira.

[th uh ] [boo k] [ iz ] [ dyoo ] [ Nekst ] [ frahy – Dey ] . Tudo dito no reflexo, sem a necessidade de ser processado por meu cérebro. Claro, eu vou mudar o “frahy” para um “wenz -” se é uma quarta-feira.

Ao terminar esse processo, eu reverto para a divagação novamente.

Para ser honesto, eu estou passando meu tempo vagarosamente.

No entanto, é por isso que eu escolhi ser um membro da comissão de biblioteca, em primeiro lugar, então eu não estou reclamando.

Eu suprimi meu bocejo quando notei o olhar de uma menina que estava passando no balcão. Eu, então, dirigi minha atenção para Shinonome Yuuko, que estava sentada ao meu lado.

Geralmente falando, o ato de empréstimo e retorno, cada um deles, será ocupado por um membro de plantão. Eu sou responsável por fazer o empréstimo, enquanto Shinonome é responsável pelo retorno. Nós estamos mais ou menos resolvidos em nossos papéis, sem qualquer discussão prévia, mas algo me veio à mente recentemente.

— …Ei.

Eu sussurrei para Shinonome após a confirmação de que não havia ninguém nas proximidades.

Shinonome, sentada e lendo um livro de bolso, respondeu sem sequer olhar para mim.

— … Sim?

— Não é nada muito sério. Aconteceu de eu perceber… Que meu trabalho no balcão de empréstimos é um pouco maior que o seu.

— É isso mesmo?

O olhar de shinonome permaneceu fixo em seu livro. Ela não se preocupou em olhar para mim enquanto falava – é como se ela não estivesse nem um pouco interessada no que eu estava dizendo. No entanto, não há nenhuma maneira de eu poder parar a conversa no meio desde que eu era a pessoa que a iniciou, então eu continuei com as minhas palavras.

— Eu não me lembro de ter visto Shinonome fazendo muito pelo último mês ou assim.

Eu assisti Shinonome virar as páginas com os dedos delgados enquanto aguardava sua resposta.

Mesmo assim, sua atenção estava colada ao livro.

Suponho que seu amor por livros é a razão pela qual ela se juntou ao comitê da biblioteca em primeiro lugar.

Eu acho que não é errado para ninguém dizer que eu faço parte da minoria que se juntou ao comitê apesar da falta de interesse em leitura. No entanto, o amor de Shinonome com livros está longe de ser normal.

Isso porque ela está lendo o tempo todo.

E isso não é um exagero.

Ela gasta todo o seu tempo no plantão com leitura exceto quando alguém se aproxima dela. Mesmo enquanto se dirige para casa depois de seu dever, ela ainda lê enquanto ela anda. Sendo seu colega de classe, não é raro vê-la lendo um livro escondido debaixo de sua mesa enquanto toma notas em sala de aula.

Do jeito que ela é, é como se ela fosse afetada por algum tipo de doença em que ela iria morrer se ela não lesse, e é, portanto, forçada a enterrar o nariz em um livro o tempo todo.

— Que tal trocar então?

Eu recuperei meus sentidos, devido à resposta do Shinonome.

— Huh? Que quer dizer com isso?

— Você está pensando em quão injusto é para você estar fazendo mais trabalho? Não me importo de trocar nossos empregos.

Os olhos de shinonome ainda estavam fixos no livro, mesmo quando ela estava dizendo isso.

— Não, não é isso que eu tinha em mente.

Eu desajeitadamente rejeitei a oferta surpreendente de Shinonome.

— Eu posso estar fazendo mais do trabalho, mas não é como se eu estivesse realmente muito ocupado ou algo assim. Eu apenas achei que isto é um pouco intrigante.

Shinonome deslizou um marcador entre as páginas e fechou o livro com um baque forte – Eu não tinha ideia se era porque ela estava finalmente interessada em nossa conversa, ou porque ela tinha terminado com um capítulo do livro. De qualquer forma, seus olhos estavam finalmente olhando na minha direção.

— Intrigante? O que você quer dizer com isso?

— Você terá que devolver os livros que você pegou emprestado, não é assim? Não é como todo mundo estivesse devolvendo os livros após suas datas de vencimento, então por que existem mais pessoas que estão pedindo?

Pensando que poderia ser apenas uma ilusão da minha parte, eu realmente contei o número de pessoas fazendo empréstimo e devolver os livros. Logo se tornou evidente que há mais pessoas que estão pedindo do que retornando. Há um limite de três livros por aluno, e eles só pegar emprestado por um máximo de uma semana. Com o alto tráfego no empréstimo de livros, não significa que a biblioteca em breve ficar sem livros para oferecer?

Mas esse não é o caso.

Baseado na minha observação do balcão, não houve diminuição no número de alunos que estão pedindo (embora não seja um número enorme para começar). No entanto, não há falta de livros disponíveis, então não é como se há quaisquer problemas causados ​​pela falta de livros retornados.

Shinonome me olhou em silêncio por um bom tempo. Ela finalmente inclinou um pouco a cabeça, fazendo com que seus fios de cabelo macios sacudissem um pouco.

— Você nunca pegou um livro emprestado antes, não é, Minami-kun?

— Não… Eu não leio à beça.

— Essa é a razão pela qual você não consegue entender.

Eu sei que – havia um toque de irritação na minha resposta, mas não é como se eu estivesse com raiva ou qualquer coisa. O fato de que eu não leio é verdade, por isso não pode ser ajudado.

— … Então, eu vou entender se pegar um livro emprestado?

— Se você pegar um… Você deve compreender se você colocar-se no lugar de alguém que está fazendo empréstimo de livros.

Dei as suas palavras alguma reflexão, mas eu não conseguia entender o ponto.

— Eu não entendo.

— Significa dizer que, há dias específicos em que você vai querer pegar empresto um livro.

— Hmm…?

Eu estava finalmente indo a algum lugar com a pista dela.

— Ah, porque é nos fins de semana… hein?

Shinonome acenou firmemente.

— Muita gente vai pegar os livros na sexta-feira e lê-los no final de semana. Eles irão, em seguida, devolver os livros na segunda-feira.

Agora isso soa como uma causa comum para o fenômeno.

— Mas o que acontece às quartas-feiras? Já fiz algumas contagens, e há um grande número de pessoas que está pedindo às quartas-feiras também.

Shinonome respondeu à minha pergunta, sem perder uma batida.

— Provavelmente porque o <Books Info> é publicado às quartas-feiras.

<Books Info> é uma publicação que é como uma espécie de mini jornal. É feito por Shiina-san, a bibliotecária da escola. Ela fixa em todos os quadros de avisos ao redor da escola a cada semana. A publicação lista colunas que falam sobre vários livros, bem como o livro recomendado da semana.

— Ah… Então eles irão visitar a biblioteca depois de ler isso.

Estou me sentindo apologético para com Shiina-san, mas eu nunca pensei que haveria alguém que iria realmente ler a publicação. Mas para aqueles que estão procurando por fazer empréstimo de alguns livros da biblioteca, <Books Info> dá-lhes a razão para fazer isso.

— Então é assim que é…

Outro aluno veio até mim para obter o livro processado enquanto eu estava murmurando para mim mesmo, então eu parei nossa conversa e voltei para o balcão para prosseguir com a tarefa que eu estava extremamente familiarizado – dizendo as frases padrão antes de despachar o aluno com meus olhos.

Depois que o aluno havia saído, foi Shinonome quem realmente retomou a conversa.

— Posso te fazer uma pergunta também?

Olhando Shinonome, eu pensei comigo mesmo: Isso é muito raro dela.

— Sim?

— Qual é a razão de Minami-kun para juntar-se ao comitê da biblioteca?

Por um breve momento, eu queria saber se ela estava indo realmente me dar um sermão, mas fiquei aliviado quando percebi que não havia sinal de advertência nos olhos de shinonome. Estou bem ciente do fato de que há algumas pessoas que me desaprovam dentro da comissão.

— … Bem, para ser franco, é porque eu não estou interessado em juntar-me a clubes.

Há uma regra estranha em nossa escola.

É uma regra em que todos os alunos têm de participar de alguma atividade de clube. É realmente assustadoramente problemático para mim, mas me falta motivação para organizar um protesto contra os professores também. Portanto, meu primeiro objetivo ao entrar na escola era procurar em cima e em baixo por um clube que fosse indolente.

Para ser honesto, eu estou realmente desinteressado em clubes relacionados com esporte. A maioria dos clubes está envolvida em práticas cotidianas, onde você vai ter que suar seu coração enquanto duradoura grita dos professores ou idosos. Apenas me poupe disso, na verdade. Eu não estou muito interessado me cansar também.

Colocando isso em mente, as únicas metas viáveis ​​deixadas são os clubes de humanas.

Diferente dos clubes desportivos, nos clubes de humanas não terá situações em que você vai ficar encharcado de suor. No entanto, os membros do clube estão de alguma forma apaixonadamente ligados por algum tipo de camaradagem, algo que eu não sou muito bom com qualquer um.

— Para os cinéfilos, vamos nos reunir e discutir filmes! Vamos mostrar a nossa própria produção durante o festival da escola!

Coisas assim.

Eu sou uma pessoa muito apática, e não há nada que eu realmente queira fazer de qualquer forma. Simplesmente não há maneira que eu possa fazer coisas como falar de filmes. Eu não estou interessado em empurrar uma câmara de vídeo no meu ombro com uma mão e andar com ela durante a gravação das cenas. Seria uma dor na bunda para alimentar as rãs todo dia, se eu fosse participar de um clube de Biologia.

Assim como eu estava ficando frustrado com o que devo fazer, aconteceu de eu ouvir uma conversa sobre a comissão de biblioteca.

Juntar-se à comissão de biblioteca é semelhante a aderir a um clube, por isso não há necessidade de se juntar a outro clube, se você não quiser.

Ao investigar mais, eu percebi que tudo que o membro do comitê tem a fazer é ficar num balcão em um programa de turno de dois dias e participar de uma reunião que é realizada uma vez por semana. É isso aí.

Que se parece com o trabalho indolente disponíveis lá fora, mais do que qualquer outro clube ao redor.

Quando ela terminou de ouvir a minha justificativa para se juntar à comissão de biblioteca, Shinonome permaneceu inexpressiva – não havia nenhum sinal visível de emoção em seu rosto. Então, novamente, não é como se eu pudesse adivinhar o que ela está normalmente pensando de qualquer maneira, por isso não será surpresa se ela realmente me repreender em sua mente com palavras como: Que tipo de piada é essa?

Do ponto de vista de amantes de livros é bastante desprezível eu integrando a comissão da biblioteca, apesar da minha falta de interesse em livros. Essa é a razão pela qual eu estou evitando muitos membros do comitê.

Shiina-san, a bibliotecária, perguntou-me essa pergunta algumas vezes em algumas das reuniões.

— Minami-kun, não há nada que você gostaria de ler, ou há algum livro que você gostaria de recomendar?

E minha resposta era sempre: Não. O resto dos membros irá listar os seus autores e livros favoritos animadamente, enquanto eu seria o único que parecia que estava tentando distanciar-me do resto.

— … Você está com raiva?

Eu fiz a pergunta para a Shinonome em silêncio.

Shinonome balançou a cabeça ligeiramente. Eu nunca esperava que ela fosse colocar um sorriso, mesmo que fosse apenas um leve sorriso.

— Eu não estou com raiva.

Ela então seguiu com,

— Porque é o mesmo para mim também.

Desde que ouvi essa resposta da pessoa a quem eu acredito que é alguém que ama livros mais do que ninguém, eu comecei a prestar mais atenção à garota chamada Shinonome Yuuko.

Isso foi durante a primeira semana de junho, um período de tempo em que alguns alunos já estavam se trocando para seus trajes de verão.

 

Deixe um comentário